
Fue en el marco de una Eucaristía en la que participaban aproximadamente veinte mil personas; estuvo presidida por el obispo auxiliar de San Pablo, Milton Kenan Júnior y concelebrada por los sacerdotes, Paulo de Oliveira Reis, capellán del Colegio Teresiano, José Adalberto Salvini, de la Capilla San Pedro Poveda de una comunidad de base del interior de San Pablo y otros sacerdotes amigos.
![]() Marília Palhares
|
![]() |
Al inicio de la celebración Marilia Palhares fue invitada a compartir unas palabras y a las personas de la Institución presentes, unos setenta, se les propuso rodear el altar y formar parte de la procesión con los concelebrantes.
El obispo valoró la acción educativa y social de San Pedro Poveda que se extendió por tantos lugares y continuó en el tiempo hasta hoy.
La celebración se realizó en la víspera del “voto de Covadonga” como signo de unidad y comunión. Desde Brasil se ha recibido una reseña que se publica en portugués.

Info. IT
Reseña del acto![]() Marília, Susy y Alvaro Saavedra
No Brasil, celebramos junto a nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mãe negra do nosso povo, os 100 anos da Instituição Teresiana. A Eucaristia foi presidida por Dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar de São Paulo, responsável pelo laicato nesta Diocese e concelebrada pelos Padres Paulo de Oliveira Reis (Capelão do Colégio Teresiano), José Adalberto Salvini (pároco da Capela São Pedro Poveda, localizada no interior de São Paulo) e mais dois sacerdotes amigos deste. Meio dia: vinte mil pessoas reunidas, vinte pessoas do Povo Instituição Teresiana foram convidadas a sentar perto no altar. Éramos aproximadamente setenta romeiros: membros da Associação Primária, ACIT, colaboradores (funcionários do Colégio, membro da equipe da Novamérica, dos educadores do Colégio Teresiano, do Centro Poveda e da Brinquedoteca de Campinas), jovens que começam a se aproximar da IT, familiares, gente em formação, enfim representantes de um povo que se reuniu em torno da Eucaristia para festejar a beleza e o prazer de fazer parte de uma Obra nascida para tempos difíceis. ![]() Parte del grupo de la IT participante en la eucaristia
![]() Obispo Dom Milton Kenan Júnior
Na homília, aprofundou com propriedade a reflexão sobre o nosso carisma, e tal intimidade demonstrou ter com Pedro Poveda, que levou-nos a mais profunda emoção! Emoção somente suplantada pela procissão feita depois da comunhão: vindo pela nave central da Basílica, nossa coordenadora, Susy Sacavino, trazia a imagem da nossa mãe Aparecida, ladeada por 6 membros do povo Instituição Teresiana: Zilda Santesso e Marilia Palhares; Alvaro Saavedra e Hedy Vasconcelos; a funcionária mais antiga do Colégio Teresiano – Odete; um membro da Novamerica – Marcelo Andrade. Depois, todos, Bispo, Padres, Povo I.T. nos confraternizamos num almoço perto da Basílica e voltamos para as nossas cidades felizes, emocionados, na certeza que a Senhora de Aparecida é a mesma presente como Senhora de Covadonga, a mãe de Jesus tão querida por Pedro Poveda, Josefa Segovia e Victoria Diez... Mãe que nos abençoa, nos protege e nos inspira; Mãe que nos consola e cuida pelos caminhos da vida. Mãe do Céu, morena, negra, indígena, pequena... Mãe que nos recebe em seu regaço e nos aponta o destino a seguir... destino povedano, destino traçado para ser uma Obra Boa! Glória Nascimento |